Sobre mim

Sou um médico que gosta de escrever, curte tecnologia e que valoriza a ciência como o caminho para a nossa evolução.

Antes de me tornar médico, fiz faculdade de Informática e mestrado em Redes de Computadores, ambos na UFPR.

Trabalhei por alguns anos na área de tecnologia até perceber que eu precisava ter contato real com pessoas.

No mundo tecnológico, cada vez mais a gente interage com os outros através de telas de vidro. O desejo de ver, perceber as expressões faciais, estar junto, conversar, conhecer histórias verdadeiras e poder ajudar a melhorar a saúde do próximo, além de assegurar um envelhecimento saudável, foram a centelha que eu precisava para mudar de ramo.

Fiz medicina na UFPR e residência em medicina de família e comunidade na PUCPR, me especializando no cuidado integral da saúde e prevenção de doenças.

Atualmente atendo em meu consultório particular em Curitiba-PR ajudando as pessoas a manterem-se saudáveis, com a realização de check-ups regulares, orientações e contribuindo no processo de diagnóstico e tratamento da grande maioria dos problemas de saúde.

Também faço consultas em domicílio para atender quem não pode ou tem dificuldade de se deslocar até o consultório. E atuo na supervisão de outros médicos pelo Programa Mais Médicos, contribuindo para sua formação acadêmica.

Graças à ciência podemos viver por mais tempo e com qualidade. E por isso me surpreendo com a quantidade de médicos que vendem tratamentos e promessas fáceis de saúde, indicando chás e suplementos milagrosos, medicamentos injetáveis caros e potencialmente nocivos, ondas eletromagnéticas curadoras e toda a sorte de tratamentos enganosos e pseudocientíficos e que têm o único propósito de enriquecer o charlatão.

Como uma tímida tentativa de mudar essa realidade e inspirado no médico Drauzio Varella – que é um dos poucos médicos populares que divulga medicina baseada em evidências -, iniciei um blog em 2022, escrevendo artigos periódicos completos sobre os mais variados temas de saúde.

Para permitir que minhas mensagens fossem mais longe, acabei entrando também no mundo da produção de vídeos, com um canal no YouTube criado no ano seguinte. Além de vídeos densos e completos sobre problemas de saúde, também optei por produzir vídeos curtos de menos de 60 segundos, pois estes têm mais chances de serem vistos por mais pessoas.

Nas minhas publicações procuro manter uma linguagem simples, evitando termos médicos complexos, que só confundem e dificultam o entendimento pela população.

Mantenho um trabalho voluntário na comunidade do Capanema em Curitiba – a convite do Padre Parron -, realizando palestras na área de saúde e ministrando cursos dos mais variados temas, principalmente na área de tecnologia. O principal objetivo é estimular as pessoas à produzir renda.

Gosto de ler e estudar. Minhas fontes diárias de estudo são o UpToDate e o DynaMed. Na literatura não tenho um tema preferido, mas priorizo a leitura em livros de papel. Herdei do meu pai a paixão por filmes de faroeste (a série 1923 é simplesmente fantástica). Mas também assisto filmes e séries dos mais variados temas.

Aprendi a fazer pão de fermentação natural durante a pandemia e hoje não consigo gostar de nenhum outro pão que não seja o que eu faço.

Suspeito que as novas Inteligências Artificiais como o chatGPT e seus derivados irão revolucionar o mundo nos próximos meses e anos. Tenho receio de que o mundo possa ficar pior com isso. Menos humano. Mais superficial.

Porém, quem souber aproveitar dessa nova tecnologia, provavelmente terá mais tempo livre e maiores oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal e profissional.

A melhor forma de manter contato comigo é através das redes sociais, comentando em minhas publicações.

Se preferir, use o formulário de contato.

Para ser notificado das últimas publicações do blog, assine a newsletter.

Um forte e caloroso abraço.

Dr. Angelo Bannack

Dr. Angelo Bannack