Conceitos

Inspeção de amigdalas

Minhas AMÍGDALAS vivem inflamadas! Retirar resolve?

Algumas crianças (e às vezes adultos) têm várias infecções de garganta durante o ano. Diante disso, e para tentar se ver livre dessas infecções e do uso de antibióticos, muitos médicos indicam a cirurgia de remoção das amígdalas. Mas essa não é a única indicação para a amigdalectomia. Saiba mais lendo o artigo.

Doação de sangue

Doação de sangue

A doação de sangue pode salvar vidas. A principal necessidade de sangue é para pessoas que sofreram acidentes e perderam sangue, que estão em tratamento de alguma doença grave como câncer ou que necessitam de alguma cirurgia de grande porte. No artigo eu explico quem pode doar, onde doar, o que acontece com o sangue depois de doado, além de outras dúvidas comuns sobre a doação.

Vacinas

Vacinas para adultos e idosos: Quais são e por que tomar?

As vacinas são uma forma segura de se conseguir proteção contra uma doença sem precisar ficar doente. Neste artigo explico o que são as vacinas e como elas funcionam. Também apresento as vacinas recomendadas para adultos e idosos.

Checkup

Check-up médico: devo mesmo fazer?

Um dos motivos para alguém procurar um médico é para a realização do chamado check-up. Na visão de muitas pessoas, ir ao médico e pedir um monte de exames é uma forma de garantir sua saúde. Mas será que fazer um check-up médico é isso mesmo?

Iatrogenia

Iatrogenia – O mal causado pelo médico

Iatrogenia significa uma doença, complicação ou efeito nocivo gerado por qualquer atividade médica, incluindo o diagnóstico, intervenção, erro ou negligência.
O texto conta uma história fictícia, baseada em fatos reais, para tentar ilustrar o conceito de iatrogenia.

Medicina baseada em evidências

Medicina Baseada em Evidências: o que é e por que devo me importar?

A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é uma tendência que se vale das melhores evidências científicas para ajudar na tomada de decisões médicas. Uma prática relativamente recente e que permite que os médicos tenham condutas adequadas para cada caso, sem causar mal ou trazer algum prejuízo para os pacientes. Este texto tenta apresentar o que é a MBE, como ela surgiu, como ela é utilizada, seus problemas e possíveis formas de encontrar um médico que realmente a siga.

Medicina Sem Pressa

Slow medicine: a medicina sem pressa

A medicina atual é focada em consultas rápidas com médicos ultra especializados que trocam o tempo com o paciente pela solicitação de exames tecnológicos excessivos e muitas vezes desnecessários. Para tentar contrapor essa realidade surgiu o movimento Slow Medicine, a medicina sem pressa, que prega que o tempo é a maior dádiva numa consulta médica. Neste artigo de opinião tento expor o que é a medicina sem pressa e os motivos que me levaram a usá-la no meu dia a dia do consultório.

Teleconsulta

A telemedicina veio para ficar!

A pandemia do coronavírus acelerou a adoção da telemedicina. Hoje é possível fazer consultas médicas no conforto do seu lar. Apesar de inicialmente eu ter dúvidas sobre sua adoção, hoje já é possível afirmar: A telemedicina veio para ficar!